Renata é especialista em Queijos e em Marketing de Alimentos pelo instituto francês Verakis. Mestre em Controle de Qualidade de Leite e Derivados pela UFMG e Médica Veterinária e Comunicóloga.
Atualmente é empreendedora na área, com empresas de consultoria, treinamentos, escola de queijos e agências que realizam cursos e vivências queijeiras regionais, nacionais e internacionais.
Eu adoro lembrar das pessoas que eu consegui impactar. Foram muitos alunos que escolheram aprender comigo e fazer parte dessa corrente.
Ela viabiliza projetos de Queijarias, além de realizar consultoria para legalizar a venda do queijo dentro das normas sanitárias e as legislações específicas para produção e comercialização de alimentos no país. “O produtor deve adequar as instalações de produção do queijo, seguindo as normas sanitárias e de higiene, para garantir a qualidade e a segurança do produto final.” disse Renata.
A Curadoria do Queijo é hoje sua maior paixão. A escola tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do queijo brasileiro, em especial o queijo artesanal, além de oferecer cursos presenciais de formação livre para Queijerios.
Eles contam com um corpo docente internacional altamente qualificado, parceria com empresas diversas da área, vivência e intercâmbio conjuntamente com o @jornadasdoqueijo, que é um programa de vivências técnicas e culturais para profissionais da cadeia produtiva de queijos, onde Renata também é idealizadora do projeto.
O mercado enfrenta hoje uma demanda reprimida de formação na área. muitos laticínios e queijarias com oportunidades de emprego, sem profissionais qualificados para atuarem. Os queijo artesanais e autorais possuem um enorme procura e potencial. Nos nossos cursos, proporcionamos conhecimentos com fundamento, ensinamentos práticos para a produção e comercialização bem-sucedida.
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.