Menu Fechar
Fechar
image

Editorial

SerTaoBras sente-se no dever de vir a público, mais uma vez, para protestar contra a política de Estado, em seus vários níveis de organização, com relação ao queijo de leite cru.

Nos últimos meses intensificou-se, em todo o território nacional, a perseguição à livre comercialização desse produto artesanal. Foram 18 ações repressivas levadas a cabo em vários estados brasileiros, envolvendo várias situações – desde fiscalização a laticínios até apreensão em função de denúncias anônimas – que mostram uma atenção ao queijo que, até recentemente, não se manifestava com tanta intensidade.

Mas o Estado não tem sido coerente na sua atuação. Ao mesmo tempo em que se identificam esforços de legalização desse produto artesanal, reprime-se a sua existência pela ação policial.

Polícia e queijo não combinam. A mudança de status do queijo, para chegar a ocupar o lugar destinado àquilo que é considerado patrimônio nacional, passa pelo apoio decidido à pequena produção, com assistência técnica, financiamento e facilitação dos tramites burocráticos de registro, concebidos para a grande indústria e impossíveis de serem atendidos pelos pequenos agricultores.

O crédito para a agricultura familiar é risível no Brasil. Não atinge 20 bilhões, quando para a grande agricultura passa de 120 bilhões de reais. Os órgãos oficiais, que deviam apoiar incondicionalmente a transformação positiva do artesanato agroalimentar, associam-se, vergonhosamente, à ação policial. Infelizmente, o IMA é um deles.

Tudo isso contraria, de modo prático, o espírito do decreto assinado por Lula no final do seu governo, buscando promover o entendimento entre organismos municipais, estaduais e o SIF de modo a caminharmos paulatinamente para a legalização da produção e comercialização do queijo de leite cru.

As ações coordenadas entre autoridades de vários níveis mostra, ao contrário, uma guinada de política. Em vez da paz, a guerra; em vez de fomento ao patrimônio nacional, entrega acrítica aos ditames do grande capital; em vez de promover a solidariedade entre os brasileiros da pequena agricultura, aprofunda as contradições e a competição.

Os efeitos nefastos da ação pública já são visíveis. Os produtores cadastrados usam a situação para discriminar, ainda mais, aqueles que não tiveram até agora estímulo ou recursos para se cadastrarem. Beneficiam-se pela repressão, aumentando os preços dos seus produtos e, estimulados por isso, não raro fazem denúncias anônimas de seus iguais. Além disso, começam a avultar as denúncias sobre corrupção policial.

Contra essa situação iniqua, que prejudica o queijo artesanal de leite cru, SerTaoBras assume o compromisso de denunciar cada ação que chegar ao nosso conhecimento, propiciando o amadurecimento da opinião pública. Só pela crescente consciência e solidariedade, acreditamos, essa triste história chegará ao seu fim.

Apreensômetro

REGIÃO SUDESTE

15/04 – Caieiros e São João Del Rei (MG)
http://www.barbacenaonline.com.br/noticias.php?c=3082&inf=9

11/04 – São Paulo (SP)
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/04/detidos-em-apreensao-de-queijo-sao-liberados-apos-pagar-fianca.html

02/03 – José Raydan (MG)
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/03/02/interna_gerais,212999/tres-toneladas-de-queijo-sao-apreendidos-em-laticinio-desativado.shtml

22/02 -Uberaba (MG)
https://sertaobras.org.br/aps-truculenta-apreenso-de-queijos-em-uberabamg-um-texto-vem-causando-polmica-na-internet/

REGIÃO NORDESTE

14/03 – BR 324 (BA)

http://rotapolicialfsa.blogspot.com/2011/03/prf-apreende-1-tonelada-de-queijo.html

12/03 – Teresina (PI)
http://www.portalodia.com/noticias/piaui/meia-tonelada-de-queijo-e-manteiga-vao-para-o-lixo-14497.html

11/03 – Teresina (PI)
http://www.portalodia.com/noticias/piaui/vigilancia-sanitaria-realiza-apreensao-de-queijo-e-ovos-14352.html

18/03 – Cajazeiras (PI)
https://sertaobras.org.br/queijos-artesanais-sofrem-restries-em-cajazeiras-pb/

REGIÃO NORTE
14/04- Novo Brasil (PA)
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-130901-BRASIL+NOVO+E+O+ROTEIRO+DOS+LATICINIOS+IRREGULARES.html

13/04 – Altamira (PA)
http://siddysouza.blogspot.com/2011/04/1150-kg-de-queijos-clandestinos.html

04/04 – Peixe (TO)
http://www.mp.to.gov.br/mp/portal/destaque/2011/04/04/forca-tarefa-apreende-mais-de-15-t-de-produtos-irregulares

30/03 – Belterra (PA) /BR-163 (Santarém-Cuiabá)
http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=524342

20/03 – Altamira (PA)
http://www.adepara.pa.gov.br/?q=node/361

REGIÃO CENTRO-OESTE
05/04 – Rodovias / Mato Grosso do Sul (MS)
http://noticias.r7.com/cidades/noticias/fiscais-apreendem-cerca-de-180-kg-de-queijo-em-rodovia-do-ms-20110405.html

04/04 – BR-163 / Campo Grande (GO)
http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/apreendido-queijo-sem-refrigeracao-que-abasteceria-mercados-da-capital

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters