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Queijo D’Alagoa-MG: A história de Sucesso contada pelo SEBRAE em Novembro

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O Brasil é um dos 10 países mais empreendedores do mundo e as Micro e Pequenas Empresas geram um impacto positivo na economia brasileira e no desenvolvimento social, sendo responsáveis pelo peso no PIB de 30%, pela quantidade de empregos gerados e pelo marco legal que permite a formalização dos empreendedores, segundo Carlos Melles, presidente do SEBRAE.

Em comemoração ao aniversário do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae publicou o livro 50 Anos de Pequenos Negócios e Grandes Histórias.

Das 50 histórias de sucesso uma é de queijo e vem lá de Minas Gerais ilustrando o calendário do Sebrae neste mês de novembro: A História da Queijo D’Alagoa-MG.

O senhor Jeremias Sene era tropeiro, empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu, colocava-os em cima do lombo dos burros e atravessava a Serra da Mantiqueira por trilhas para vender os queijos no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ.

Os anos passaram e os tempos evoluíram.

Seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho tornou-se tropeiro digital ao fundar a Queijo D’Alagoa-MG em novembro de 2009 para ajudar o Sô Batistinha, produtor de queijo que na época enfrentava dificuldades pra escoar a produção, pois a pessoa que comprava seu queijo pagava um preço irrisório e tinha a bárbara coragem de dar um cheque para 40 dias.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

De lá pra cá isso mudou. Atualmente diversas famílias de pequenos produtores de queijo são parceiras da queijaria virtual e conseguem escoar a produção artesanal em todo o país.

No início, o propósito era ajudar o Sô Batistinha com os queijos. Com o passar dos anos a missão foi muito além.

O negócio virtual iniciou uma transformação social no município de Alagoa reconhecendo a importância do produtor e agregando valor ao produto; preservando a história, cultura e tradição; movimentando a economia local; fomentando o turismo e promovendo Alagoa como destino turístico através da Rota do Queijo e do Azeite e, ainda, mantendo a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.

São mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. “Faltam palavras pra agradecer a Deus por chegarmos até aqui. É desafiador, mas é recompensador. Como sempre falo no meu instagram: imensamente gradicido!” comemora o empreendedor, Osvaldo Filho.

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Blog Paladar Estadão

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