Natural de Arcos, Minas Gerais, Gabriel Donato de Andrade nasceu em 1926, na Fazenda São Miguel, hoje Calciolândia.
Aos 22 anos graduou-se no curso de engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste ano ainda estudante, em dois de setembro de 1948, fundava a Construtora Andrade Gutierrez, juntamente com seu irmão Roberto Andrade este engenheiro também com 10 anos de experiência, mais o seu companheiro de universidade Flavio Gutierrez.
A Andrade Gutierrez SA, que completou 60 anos de atividade em 2008, é hoje um grupo brasileiro de capital privado, com atuação em setores como construção pesada, concessões publicas e telecomunicações.
À frente da Andrade Gutierrez, Gabriel Andrade acumulou experiência no setor de construção pesada, e outros setores da economia. Acompanhou de perto a construção de obras no Brasil e em outros paises, portos, aeroportos, hidrelétricas, metrôs, obras viárias, ferrovias, barragens, irrigação, obras industriais e de saneamento.
Sócio fundador, também nos anos 40, em Arcos, da fábrica de leite em pó, Industria São Miguel Produtos Alimentícios Ltda.
Gabriel Andrade vem de uma família com longa tradição em seleção de cavalos e gado de leite e tem colaborado intensamente para o desenvolvimento de tecnologias agropecuárias de ponta, adequadas às condições tropicais, em muitos casos em parceria com instituições cientificas e órgãos públicos. São exemplos desta atuação a formação, na Fazenda Calciolândia , em Arcos (MG), de um dos melhores planteis de raça Gir Leiteiro do país, selecionado desde 1962, sempre para a produção de leite à pasto.   Foi um dos lideres e responsáveis pela implantação do teste de progênie do Gir Leiteiro em 1.985, conduzido pela Embrapa Gado de Leite e com apoio fundamental da Fundação Laura Andrade em seu começo. Este programa é reconhecido como pioneiro e um dos melhores programas de seleção de zebuínos para produção de leite em todo o mundo.
Faz também  trabalhos de seleção com a raça Nelore, tanto para corte, quanto de maneira pioneira e única para produção de leite, ambas desde 1.970.  Sua seleção no Nelore corte compõe desde 1.993 o Programa de Melhoramento Genético do Nelore pela USP, onde vem obtendo reconhecido sucesso, marcado pela coerência e repetição das boas colocações de seu plantel a cada sumário.
Hoje seleciona ainda rebanhos das raças Guzerá e Girolando, para leite, Senepol, para corte e produz o cruzamento e a seleção entre animais das raças Nelore e Gir Leiteiro para produção de matrizes que sirvam como forma para produção de F-1 com Holandês.
Sempre aberto a inovações tecnológicas, se enquadra na máxima de André Voisin, de que “Produtividade é um estado de espírito” mas consciente de que nenhuma tecnologia tem utilidade se não puder levar a resultados econômicos positivos para o produtor.
Na região do semi-árido norte mineiro, onde desenvolve a seleção do gado de corte, se envolveu também na pesquisa de gramíneas forrageiras que melhor se adaptassem  às diferentes condições de clima e solo regionais. Fez convênios com a Embrapa e Epamig para introdução e estudo destas forrageiras e no controle de pragas.
Gostando de congregar, participa ativamente das mais diversas questões e decisões que afetam a agropecuária brasileira, compondo conselhos e diretorias de diversas associações, de classe, de criadores, de desenvolvimento.
CARGOS ELETIVOS / ASSOCIAÇÕES DE QUE PARTICIPA:
-Fundador eleito primeiro Presidente de Sindicato Rural de Iguatama, Alto São Francisco em 1971.
Membro Fundador da Cooperativa dos produtores Rurais de Iguatama;
– Fundador e eleito primeiro Presidente da AMICGIR, em 1967.
– Membro do Conselho Adminstrativo da EPAMIG , eleito em 1978.
– Sócio Fundador e Membro do Conselho da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro desde a fundação em 1980;
PRÊMIOS – CONDECORAÇÕES
07/76
Federação das Ass. Comerciais do Estado de Minas Gerais “Empresário Nacional de Destaque”
1980
Troféu “Os melhores do ano” – evento coordenado pelo Estado de Minas – setor Agropecuária
09/82
Produtividade rural: produtor modelo 82 (INCRA)
04/83
Medalha da Inconfidência
29/05/1983
Fiemg – título de industrial do ano, pelos serviços prestados à coletividade, por seu pioneirismo e exemplo de homem de indústria.
21/04/1984
Medalha da Inconfidência por méritos excepcionais ao estado de Minas Gerais.
24/05/1987
Personalidade destaque do setor de engenharia e construção – medalha “conselheiro Chrisitiano Ottoni”
12/88
“Desafio”- Destaque agropecuário (melhor criador de gir)
1989
Exército Nacional – Medalha do Pacificador
05/90
ABCZ – Mérito Pecuário
Medalha Cristiano Otoni
Comenda Secundino São José
Comenda Santos Dumont do Estado de Minas Gerais
23/10/1995
Medalha Santos Dumont
05/12/1995
Medalha ordem do mérito legislativo do estado de Minas Gerais no grau mérito especial.
1999
Sociedade Mineira de Engenheiros – Engenheiro do Ano
09/07/2004
Medalha de ouro Dr. Arnaldo Zancaner, mérito de produção em reconhecimento efetiva contribuição ao melhoramento genético animal brasileiro.
26/05/1994
Comenda Antonio Secundino de São José – personalidade de destque do setor agropecuário em 1993.
30/09/1995
Diploma Personalidade de expressão, em reconhecimento pelos bons serviços prestados à comunidade.
2004
Melhor criador e melhor expositor nacional expozebu 70 anos (Uberaba)
2005 (CAL)
Melhor criador e melhor expositor Estadual – MG
Vencedor da 1ª prova nacional de produção de leite gir (Uberaba) – conquistando o 1° e o 2° lugares
Melhor criador e melhor expositor de marcha picada da XVI exposição herdeiros da Raça – (BH)