Menu Fechar
Fechar
image

Tradição que dá água na boca

Pão de queijo da Eliane, São Roque de Minas from SerTãoBras on Vimeo.

Eliane revela receita de seu famoso pão de queijo

Delicioso, quentinho e sequinho, o pão de queijo de Dona Eliane é um sucesso entre todos que já conhecem ou que pelo menos já ouviram falar de sua tradicional receita. Eliane e Otinho, seu marido, produzem queijos de leite cru na Fazenda da Matinha, no extremo leste do Chapadão da Canastra, uma paisagem exuberante.

Cozinheira de mão cheia, guarda a receita de um pão de queijo especial, daqueles típicos que só se encontra no interior de Minas Gerais. Neste vídeo, Eliane abre sua cozinha para a equipe da SerTãoBras e conta passo a passo como ela fabrica seus pãezinhos, com queijo de leite cru, ovos caipiras e tudo no fogão à lenha, utilizando as técnicas rústicas que conferem um sabor diferenciado. A receita de seu típico pão de queijo, lá de São Roque de Minas, você confere aqui:

RECEITA DA ELIANA
500 gramas de polvilho doce
300 gramas de queijo ralado grosso
1 copo americano de óleo
1 e ½ copo americano de água
4 ovos caipira
leite para dar ponto até escorregar

Modo de fazer:
Escaldar o polvilho com água e óleo fervendo
Acrescentar o queijo (a gosto)
Acrescentar os ovos
Acrescentar leite para dar o ponto

Obs.: No vídeo, veja as ténicas utilizadas por Eliane para saber o ponto da massa, a temperatura ideal do forno, dentre outros detalhes

TRANSCRIÇÃO VÍDEO
Eliana: Agora vai pôr fogo para esquentar o forno, tem que queimar a lenha toda, até o forno ficar na temperatura certa pra pôr os pães de queijo pra assar.

Tem meio quilo de polvilho. Agora a gente vai escaldar o polvilho, com um copo e meio de água e um de óleo, não muito cheio. Uma colher de sal. E misturar.

Quem já quiser ralar o queijo e deixar raladinho, eu já ralo aqui mesmo. No grosso. Eu gosto mais aqui, que dá mais gosto. Queijo é a gosto, porque depende. Pôr mais ou pôr menos depende do gosto da pessoa, eu gosto de pôr mais um pouquinho.

A gente vai quebrar os ovos. São quatro ovos da roça. Eu vou quebrar um por um aqui para ver se não tem nenhum estragado. Agora é amassar até dar o ponto. Vou chegar ele com o leite, se faltar eu vou colocar leite. Agora eu vou colocando o leite até dar o ponto da massa.

A massa deu o ponto, olha. Você suspende a massa e ela vai descendo, olha. Esse aqui que é o meu ponto, vai escorregando. Agora pode embolar e pôr na forma.

Aqui ele está preto, escuro. De acordo que ele vai queimando, ele vai branqueando. Aqui já começou a branquear, na beiradinha. Aí por dentro dele vai ficar tudo branquinho, aí pode pôr o pão de queijo pra assar.

Agora a gente vai ‘panhar’ alecrim pra varrer o forno que fica cheiroso, é um cheiro gostoso. O alecrim é uma tradição já de muito tempo e eles falam que dá uma energia boa, que purifica. A gente vai lá e vai amarrar a vassoura pra varrer o forno.

Agora a gente vai varrer pra tirar a brasa pra tirar os pães de queijo.

A gente vai enrolar os pães. Passa um pouquinho de óleo na mão…

Para olhar a temperatura do forno a gente usa a palha. Joga lá dentro e espera. Se ela queimar, está muito quente. Se ela só enrolar, mas não queimar, é porque está no ponto.

Já vai colocar.

Tô tampando a boca do forno pra não sair a caloria que está lá dentro.
Tem que conservar a temperatura.
Tá quase pronto. Agora mais uns cinco minutinhos e tá pronto.
Agora ele tá sequinho e nós vamos tirar.
Tá pronto, olha, o pão de queijo.
Abre ele pra ver se está cozidinho por dentro… Humm ficou gostoso, acertou o ponto. Pode soltar os cachorros! (risos)

Compartilhe:

1 Comentário

Gabriel
07/06/2014 a 21:27

Essa receita é muito boa.
Ja fiz diversas vezes ela e sempre fica maravilhoso!

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters