Graduada em Farmácia e Bioquímica Tecnologia dos Alimentos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com Mestrado e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fabiane Picinin de Castro Cislaghi é professora e pesquisadora na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus Francisco Beltrão.


Ela faz parte também da Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros (REPEQUAB). Além de trabalhar com queijos artesanais, mais especificamente com o queijo Colonial da região Sudoeste do Paraná.
O queijo Colonial artesanal é um produto típico da região Sul, muito consumido aqui na região Sudoeste do Paraná e é parte importante da renda de muitas famílias. É fabricado com leite cru e maturado por cerca de 10 a 20 dias.


Fabiane trabalha desde 2016 no mapeamento dos produtores de queijo Colonial artesanal, desenvolvendo material didático, ações de capacitação, orientações técnicas in loco, análises dos queijos, leite e água das queijarias. Deste projeto surgiu a APROSUD (Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná). Atualmente, a APROSUD tem a marca coletiva “Queijo do Sudoeste” registrada no INPI e esse ano ainda será protocolado o pedido de Indicação Geográfica.


Fabiane também colaborou para escrever a cartilha para aproveitamento de soro, publicada pela SerTãoBras.
No site, é possível fazer download de alguns materiais publicados: http://leite.fb.utfpr.edu.br/site/
Contato:
E-mail: [email protected]
Instagram: @fabianecastrocislaghi
Facebook: @fabiane.picinindecastro