De 7 a 10 de Abril, o Mercado Municipal de Curitiba torna-se o centro da cultura queijeira no país, recebendo participantes de todo o Brasil para aprimorar as técnicas de produção e amantes da gastronomia. Venha conhecer mais sobre o universo do queijo e fermentados.
Serão 4 dias de cursos e aulas show para QUEM PRODUZ e para QUEM AMA queijos no ponto gastronômico e turístico mais tradicional da cidade, o Mercado Municipal de Curitiba.
Está prevista também a Rota Fermentar do Mercado Municipal, atividade gratuita em que os interessados pelo tema poderão conhecer e degustar produtos fermentados como queijos, cachaças, meles, cafés e outros.
O Festival Fermentar é uma iniciativa da SerTãoBrás, com realização da Bon Vivant Queijos do Mundo e organizado por Nazdarovia Eventos, com apoio da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba – Ascesme.
Conheça mais em: www.sertaobras.org.br e @festivalfermentar
PROGRAMA
Curso de cura de queijos | Laurent Mons e Débora Pereira
7 e 8 de Abril – de 9h as 17h – Inscrições aqui.
Público alvo: produtores de queijos, profissionais do comércio de laticínios, profissionais ligados às áreas de inspeção e vigilância sanitária, agrônomos, zootecnistas e extensionistas rurais, cozinheiros que desejem desenvolver conhecimentos nos processos de maturação
Laurent Mons é um comerciante de queijos e curador de uma família tradicional da região de Auvergne, na França. É diretor da escola francesa Mons Formation e da escola do governo francês que forma comerciantes de queijo em Lyon.
Débora Pereira é jornalista da revista Profession Fromager, redatora-chefe da revista Profissão Queijeira, diretora-geral da SerTãoBras e professora da escola federal francesa de comerciantes de queijo em Paris (Cifca) e da escola Mons Formation
Aula show: Cozinhando com queijos regionais | Rosane Radecki
7 de Abril – 16h às 17h – Inscrições aqui.
Público alvo: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da boa mesa.
Rosane é chef de cozinha e fundadora do projeto Porcadeiros. Ela abraça causas e dedica-se a preservar a história culinária local. Ela comanda o restaurante Girassol, parada obrigatória na BR-277 (entre Curitiba e interior do Paraná), na passagem por Palmeira. Local de encontro de motociclistas e apreciadores da boa comida, tem sua marca registrada de anos e anos: carne na chapa com polenta brustolada. Formada pelo Centro Europeu no curso de Chef de Cuisine e Restaurateur, a cozinheira apresentou ao país o Pão no Bafo (massa de pão cozida no vapor, carne de porco, repolho e cerveja escura), receita que vinha de família e chegou à região junto com os russos e alemães que ali se instalaram no século passado. Tamanha foi a repercussão de seu prato que passou a inserir Palmeira no roteiro obrigatório de gastronomia daqueles que viviam ou chegavam a Curitiba – distante 80 km. Tanto que foi tombado como patrimônio cultural imaterial do município. Rosane se engajou no movimento de resgate do porco Moura, a partir de um projeto antigo da Universidade Federal do Paraná, que tem o intuito de valorizar o manejo da raça trazida pelos espanhóis durante a colonização. E foi assim que ela criou o movimento Porcadeiros com a realização de três grandes eventos em Palmeira, contando com a adesão dos principais chefs paranaenses.
Formou-se no curso de produção de queijos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também no curso de maturação de queijos com a francesa Delphine. Foi jurada do Mundial do Queijo do Brasil em Araxá/MG em 2019.
Harmonização de queijos e cervejas | André Junqueira
Degustação de 4 bebidas e 5 queijos. Inscrição aqui.
Público alvo: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da cerveja artesanal e da arte da boa mesa.
André Junqueira é cervejeiro e destilador caseiro desde 2010. Profissionalizou-se e empreendeu com a Morada Cia. Etílica. Formou-se em 2011 como Sommelier de Cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers e realizou diversos cursos nacionais e internacionais na área como o Advanced Homebrewing Program e o Distilling Operations and Technologydo Siebel Institute (Chicago/USA – 2010 e 2012). Foi Instrutor do curso de produção de Cerveja Artesanal da Bodebrown Cervejaria Escola de 2010 a 2015; instrutor do curso Intermediário de produção de Cerveja Artesanal da Bodebrown Cervejaria Escola em 2015 e 2016; e professor do curso de Pós Graduação em Gestão e Tecnologia da Cerveja da UP em 2015. Foi presidente da ACervA-PR – Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná durante a gestão de 2010/2012 e é membro ativo da Procerva.
Expedição do Queijo Artesanal de Curitiba
9 de Abril das 08h às 15h Inscrições aqui
Conheça queijarias urbanas da cidade, deguste os queijos e entenda os desafios e processos produtivos com seus idealizadores, em percurso imaginado pelo chef e professor de gastronomia Vavo Krieck. A expedição termina com um almoço especial regado a muito queijo artesanal.
Programação detalhada
08h às 08h30 Encontro loja Bon Vivant do Mercado Municipal de Curitiba
08h30 saída
09h15 – 10h30 Parada 1 – Queijaria Sapori Italiani, no Caminho do Vinho em São José dos Pinhais
11h15 – 12h15 Parada 2 – Mozzarellart
12h30 – 14h00 – Parada 3 – Maniacs Brewing Co.: visita à fábrica, harmonização e degustação de queijos e cervejas – seguido de almoço opcional
14h20 Retorno ao Bon Vivant Mercado Municipal de Curitiba – opcional
Curso de análise sensorial e formação de jurados | Laurent Mons e Débora Pereira
9 de Abril – 9h as 17h. Inscrições aqui.
Público alvo: profissionais da área gastronômica, como cozinheiros, professores, prestadores de serviços do ramo dos queijos, sommeliers e apreciadores de queijos em geral. O objetivo é ajudar a formar o batalhão de jurados para o Mundial do Queijo do Brasil que acontece de 15 a 18 de setembro de 2022 en São Paulo.
Cozinhando com queijos regionais | Felipe Machoski e Vitor Verona
9 de Abril – 16h as 17h. Inscrições aqui
Público alvo: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da arte da boa mesa.
Formados pela PUCPR, Felipe Machoski e Vitor Verona são os dois jovens chefs no comando das cozinhas do Officina Restô Bar e MIUQ Restaurante. Definem sua gastronomia como jovem, criativa, moderna e com uma pegada cosmopolita, fazendo um mix de cozinha internacional com ingredientes brasileiros.
Começaram juntos, em fevereiro de 2016, como estagiários e responsáveis por toda a produção do Officina Restô Bar durante 6 meses. Mais tarde foram convidados a fazer parte do time principal de cozinheiros e na sequência como head chef’s da casa. Desde então, vêm usando e se aprimorando em técnicas modernas e abusando da criatividade como base de sua cozinha.
No cardápio do Officina Restô Bar encontram-se técnicas e ingredientes de pratos brasileiros, franceses, até taiwaneses, todos esses com toques de criatividade e modernidade. Já no MIUQ
Como resultado de tanta dedicação, os chefs já receberam duas indicações como Chefs 5 Estrelas no Prêmio Bom Gourmet (2017 e 2018), participaram de diversas ações gastronômicas em Curitiba como Gastronomix 2017, Temporada Gourmet 2018 (Shopping Curitiba), Morretes Chef 2019, Gastromade especial Dia dos Pais 2019 (Park Shopping Barigui) e Ebanx Circus 2019 e 2021 além de serem considerados dois dos 5 jovens talentos da gastronomia curitibana pela Revista Top View Curitiba (edição de agosto/2019). Recentemente, venceram na categoria Prato Único do Prêmio Bom Gourmet 2021 pelo cardápio do MIUQ Restaurante.
Curso de confecção de queijos em casa | Flávia Rogoski
10 de Abril – 10h as 12h – Inscrições aqui
Público alvo: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da arte da boa mesa.
Flavia Rogoski é criadora da loja Bon Vivant e uma das diretoras da associação SerTãoBras. É formada em Produção de Queijos Finos na Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais na UFPG, viajou bastante procurando conhecer do seu assunto e, mais recentemente fez na França estudos sobre gestão de boutique de queijos, onde discutiu extensivamente a apresentação e conservação dos produtos e excelência no treinamento de equipe. Enfim, amor pelo queijo!
Harmonização de queijos e vinhos | Patricia Skvira
Degustação de 4 de vinhos e 5 queijos. Inscrições aqui
10 de Abril – 11h as 12h – Inscrições em breve
Público alvo: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da arte da boa mesa.
Chef de Cuisine & Restaurateur e Sommelière pelo Centro Europeu, Certified Sommelier pela Court of Master Sommeliers das Américas EUA, WSET3, Embaixadora de Vinhos Portugueses 2017, Campeã Nacional em Vinhos Americanos em 2015, Embaixadora do projeto Imagem Vinhos do Brasil no Paraná, foi professora para o curso de Sommelier do Centro Europeu Curitiba e Ponta Grossa, compõe o time de educadores desde 2017 da Enocultura SP que ministra as certificações WSET (Wine & Spirits Education Trust) FWS (French Wine Schoolar), ISG/IWC (International Sommelier Guild/Intermediate Wine Certificate) no Brasil, foi Sommelière, Supervisora e Auditora Interna para produtos e serviços do Grupo Babilônia Gastronomia por 6 anos, Integra a equipe Celso Freire Gastronomia há 10 anos, estudante de Bacharelado em Enologia da Universidade Federal do Pampa e 6º lugar no Concurso Melhor Sommelier do Brasil – Vinhos Brasileiros – única representante do Paraná, Sommelier da Jigger Wine & Spirits.
Contato
- SertãoBras – 31 97130-6325 (Carol Guimarães)
[codepeople-post-map]