No dia 1° de Junho os produtores da SerTãoBras brilharam no encerramento do Prêmio Queijos do Paraná, e de todas as medalhas, 20 foram de produtores associados. Veja a lista:
Estância Baobá, medalha de ouro com o queijo Baobrie e com o queijo LE Baobá, medalha de prata com o queijo Boursin Cramberry e amêndoas, e medalha de bronze com a Ricota prensada frescal.
Queijo Maná e Kara Melo, medalha de ouro com o queijo Maná Frescal, queijo Maná meia cura com fungo, queijo Maná Safrás, queijo Mananciais, e medalha de prata com o queijo com café casca lavada.
Queijo Rancho Seleção, medalha de ouro com o queijo do Vovô, medalha de prata com o queijo Frescal Deleite, queijo Jóia (60 dias de maturação), e medalha de bronze com o queijo Fumacinha (60 dias de maturação defumado).
Queijaria Lita, medalha de prata com o queijo Lita Fresco.
Queijaria Dona Madalena, medalha de prata com o queijo Madalena e medalha de bronze com a Burrata Madalena.
Queijaria Bella Vista, medalha de prata com o queijo Cura Junior (massa prensada semi cozida), queijo Sr. Cura (240 dias de maturação), queijo Zeca (massa prensada, não cozida, casca mofada) e medalha de bronze com o queijo Cura (massa cozida, prensada, 120 dias de maturação).
O concurso foi promovido pelo Sistema FAEP, IDR-Paraná, SEBRAE e SINDILEITE e contou com a participação de 323 queijos, tanto artesanais quanto industriais, produzidos exclusivamente no território paranaense.
Os queijos foram inscritos em dezenove categorias diferentes, levando em consideração características produtivas, como o tipo de leite utilizado, tipo de coagulação e tipo de maturação. Eles foram foram avaliados com base em suas características sensoriais, como aparência, maciez, sabor e aroma, recebendo notas individuais para cada aspecto.