image

Carlos Alberto Dória: a defesa do queijo de leite cru com argumentos científicos e experiências internacionais

  • Home
  • Cultura
  • Carlos Alberto Dória: a defesa do queijo de leite cru com argumentos científicos e experiências internacionais

|Por Kathiane Francelina, Sertãobras|

No XIV festival de cultura e gastronomia de Tiradentes, o sociólogo colaborador da Sertãobras

Carlos Alberto Dória no festival de Cultura e gastronômia de Tiradentes (foto: Sertãobras)

Carlos Alberto Dória debateu com os participantes (domingo, 28 de agosto), o tema “A defesa do queijo de leite cru nacional com argumentos estrangeiros”.

Um dos pontos chave da discussão foi a posição do poder público diante da produção dos queijos artesanais. Segundo Dória “o poder público encontra-se prisioneiro de uma visão “higienista” sobre o leite cru e todos os produtos de origem animal, emitindo normas de observância obrigatória que refletem o nível tecnológico da grande indústria e atendem aos seus interesses”.

Para ele, os pequenos produtores não podem cumprir com as exigências, pois o processo é muito complexo e o custo das instalações está bem distante da renda que possuem. Além disso, falou sobre as implicações da legislação brasileira para o consumo desse tipo de produto, “estão em descompasso com as pesquisas realizadas nos países europeus sobre os riscos implicados no uso do leite cru –pasteurizado – microfiltrado – resfriado. Em uma só palavra, estão desatualizadas”.

Participantes da palestra “A defesa do queijo de leite cru nacional com argumentos estrangeiros”

Para finalizar, Dória citou a produção do queijo de leite cru como um processo cultural, um modo de vida tradicional das famílias produtoras que está ameaçado pelas exigências da legislação brasileira.

Veja a apresentação em slide:
http://www.slideshare.net/sertaobras/a-defesa-do-queijo-artesanal-tiradentes-ago-20111

Compartilhe:

1 Comentários

celsode oliveira flores
26/10/2011 a 11:55

Oi SerTãoBras, eu sou gaucho e estou indignado com a truculência da vigilância sanitária do Brasil. Esse pessoal tem como testar os alimentos na hora da abordagem como leite, seus derivados e ovos, o que esta gerando da parte dos agricultores. É uma revolta ao ponto de buscarem seus direitos e fazer com que o estado os indenize pelo que estão sofrando e vão exigir os devidos testes na hora da abordagem. Concordo com a vigilância em muitas coisas, mas abuso de poder não

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.