Marcelle Pazito, para Sertãobras
Entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro foi realizada no Serro, cidade no centro-nordeste de Minas Gerais, a 27ª Festa do Queijo. Jorge Brandão Simões, presidente da Associação dos Produtores de Queijo Serro (Apaqs), diz que a participação foi a maior dos últimos anos, contando com cerca de 4 mil pessoas nos cinco dias do evento.
Da programação constou o Concurso do Queijo, com a participação de dez municípios da região com três representantes de cada um deles. O júri, formado por membros da Emater, Ministério da Agricultura e universidades, avaliou a apresentação do produto, seu aspecto físico, coloração, textura, odor e sabor. O vencedor deste ano foi João Valter Miranda, de Alvorada de Minas, que ganhou um certificado de qualidade e procedência de seu queijo, além de outros prêmios.
De acordo com Simões, o maior objetivo do concurso é atestar a qualidade e mostrar que existe um padrão de produção nos queijos da região.
Para o próximo ano, sua expectativa é de que a Festa seja ainda maior e conte com a inauguração da Casa do Queijo, um museu que contará sua história e toda a rica cultura que o envolve.