O queijo de leite cru é mais do que um alimento maravilhoso, é expressão autêntica de uma de nossas melhores tradições gastronômicas. É uma arte e um modo de vida. É uma cultura, um patrimônio e uma paisagem amada. E está ameaçada de extinção. Ameaçada pois os valores que incorpora contrastam com a esterilização e homogeneização de alimentos produzidos em massa.
Fazemos um apelo a todos os amantes da boa comida, na esperança de que respondam de imediato em defesa dessa nobre tradição artesanal. Em defesa do que ao longo dos séculos se liga a boa hospitalidade, dá prazer e provê sustento, mas que agora corre o risco de perecer devido a novos regulamentos e controles sanitários globalmente impostos pela legislação da produção em massa.
Solicitamos o fim de todas as regulamentações discriminatórias da União Européia, Organização Mundial do Comércio, FDA dos Estados Unidos e outras instituições governamentais que arbitrariamente restringem o direito de escolha do cidadão/consumidor de adquirir estes alimentos, e ameaçam destruir o ganha pão dos artesãos que os produzem.
Lamentamos as tentativas das autoridades regulamentares de impor padrões de produção inatingíveis, em nome da proteção da saúde do consumidor.
Acreditamos que tais imposições acabam por ter efeito contrário ao intencionado. A saúde bacteriológica do nosso queijo artesanal de leite cru é destruída pelo excesso de zelo nos procedimentos de esterilização. Assim, também a saúde dos seres humanos será prejudicada pela dieta de alimentos esterilizados. Sem nenhum desafio, nosso sistema imunológico vai falhar e nossa medicação se tornar ineficaz.
Além do mais, o sabor e aroma únicos do queijo se preservam pela não pasteurização.
Portanto, fazemos um apelo aos que têm o poder de preservar a diversidade e complexidade de nossos alimentos regionais e a saúde e estabilidade de nossas comunidades rurais, para que entrem em ação já para assegurar um sistema regulamentar flexível, justo e adequado; controles sensatos e uma disposição positiva com relação ao futuro desta nobre tradição.
Fiquem atentos — uma vez perdidos os conhecimentos transmitidos através das gerações, as habilidades únicas e a responsabilidade dessa cultura, nunca mais poderão ser resgatados.
1 Comentários
Esse manifesto está disponível em português no site do Slow Food Brasil desde 2007:
http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/39/57/