image

A diversidade queijeira e a microbiodiversidade da terra

Editorial da Revista Profissão Queijeira nº8 Agosto de 2021.

Assinar a revista ! Membro da SerTãoBras tem cupom de desconto: código sertaobras2022.

Para dar ideias aos nossos leitores de como valorizar sua produção queijeira, publicamos neste número um dossiê especial sobre salas de cura subterrâneas. Elas economizam energia de resfriamento do ambiente, promovem higrometria natural e dão charme aos rótulos e publicidades. Exemplos no Brasil e França vão te inspirar a pensar nesta opção como uma forma de dar mais personalidade aos seus queijos.

Outra forma de dar sabores e odores únicos aos queijos é apostar na diversidade, isto bem antes do leite chegar para a transformação na queijaria. Começa na diversidade dos rebanhos bovinos, explicada pela pesquisadora Marie-Angélina Magne, prática que favorece vacas mais fortes, resistentes e com leites de melhor qualidade. Segue pela diversidade alimentar, determinada desde a escolha do que vamos plantar para os animais comerem. E continua na diversificação dos produtos alimentares, que podem tornar o negócio sustentável como um todo, por exemplo, na produção da Fazenda Malunga de Brasília, reportagem de Marina Cavechia. Três assuntos inspiradores que são explorados na seção Sustentável!

Na seção de vendas, visita técnica das lojas de queijos da família Quatrehomme em Paris e do Empório Museu do Queijo em São Paulo. 

Mofos, mofos, mofos! Continuamos nesta 8ª edição a falar desses bichinhos queridos que dão sabor e aroma aos queijos. As professoras Renata Golin e Denise Sobral do Instituto Cândido Tostes, dão uma aula sobre como domar os três mais usados na produção queijeira: Geotrichum candidum, Penicillium camemberti Penicillium roqueforti.

Na seção de técnicas, conselhos para prevenir e resolver problemas de pós acidificação em queijos e os segredos da nebulização para trazer umidade para as salas de cura.

Chegamos a nossa 8ª edição com muita alegria por continuar transmitindo esse conhecimento queijeiro ao povo brasileiro.  Esse trabalho tem colhido seus frutos e nesta edição você pode conferir novos produtores de queijo que se lançam nesta aventura, como a Fazenda Jurema e a De Búfala Natural.

Para terminar, na seção da Guilde Internationale des Fromagers (p. 50) você vai conhecer os pormenores do Mondial du Fromage de Tours! 

Saudações Queijeiras! 

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.