Direto de Pirenópolis, no estado de Goiás, Clara Gaehwiler, que produz queijos no cerrado brasileiro com seu pai, foi a grande vencedora e irá representar o Brasil no Mundial de Fondue da Suíça, dia 18 de novembro de 2023, em Tartegnin, com o vencedor do Canadá e da Suíça. O concurso acontece em Tartegnin, com passagem de ida e volta paga pela Swiss International Airlines.
Concurso da Melhor Fondue do Brasil
Oficialmente endossado pela Suíça Turismo Brasil, em parceria com a associação SerTãoBras, aconteceu o primeiro Concurso da Melhor Fondue do Brasil no dia 15 de maio, na residência do Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo.
O evento foi uma etapa eliminatória para selecionar o candidato que vai representar o Brasil no Mundial da Fondue da Suíça. O campeão vai concorrer na final internacional em 18 de novembro de 2023, em Tartegnin, conhecida na região de Vaud por seus vinhos de ótima qualidade e a linda vista para o Lago Léman e os Alpes. O concurso brasileiro acolheu dez candidatos, entre profissionais e amadores. Entre os profissionais, a comissão julgadora recebeu queijistas e chefs de cozinha.
Os candidatos foram julgados pelos critérios estabelecidos pelo concurso suíço com foco na originalidade da receita. “Uma das regras era que todas as fondues deviam ter 50% de Gruyère DOP, queijo que foi oferecido pelo concurso aos candidatos. A outra metade foi da escolha do candidato, e podemos ver os bons queijos brasileiros em aliança com o rei dos queijos suíços, consagrando esse prato típico que é símbolo da nossa cultura” disse Fabien Clerc, cônsul suíço no Brasil.
O presidente do concurso é o suíço Stéphane Jayet e a comissária geral é Débora Pereira, jornalista da revista francesa Profession Fromager e diretora da associação SerTãoBras. Jurados brasileiros da Guilde des Fromagers foram convidados para compor o júri.
O evento foi fechado para convidados do mundo da gastronomia e jornalistas especializados que assistiram uma apresentação da história do Gruyère DOP, com degustação guiada de diferentes estágios de cura.
O gruyère foi o queijo campeão do Mundial do Queijo do Brasil em São Paulo em setembro de 2022, em primeiro lugar na frente de 1.200 queijos e produtos lácteos do Brasil e outros países.
A campeã do concurso Clara Gaehwiler terá sua passagem para a Suíça custeada pela Swiss International Airlines, onde ele vai concorrer com candidatos suíços e de outros países, como o Canadá, que realiza seu concurso nacional em 6 de maio .
Realização: SerTãoBras e Suíça Turismo
APOIO: