Queijos e derivados de leite cru são matéria prima para cardápio inédito do Restaurante Tordesilhas em São Paulo
“Queijo, soro, nata, Canastra” é o nome do evento escolhido pela Chef Mara Salles, do restaurante paulistano Tordesilhas, para simbolizar o fruto de suas vivências com produtores rurais da região da Serra da Canastra e a oportunidade de compartilhar a riqueza gastronômica encontrada. O festival será realizado de 29 de maio a 2 de junho em São Paulo e homenageia o modo de fazer o queijo artesanal mineiro e defende a legalização de sua comercialização.
A Chef elaborou um cardápio exclusivo que valoriza o queijo da Canastra e outros derivados do leite cru. Queijos poderão ser degustados com cachaças na exposição Sobre Queijeira Tradicional, no mesmo espaço onde será exibido o documentário O mineiro e o Queijo, do cineasta Helvécio Ratton.
Alguns dos pratos oferecidos no menu:
- Ovo caipira pochê em soro da Fazenda Matinha de Ouro e lâminas de pancetta tostadas com toque de pimenta jiquitaia
- Salada de folhas miúdas, queijo frito à moda dos produtores e molho de jabuticaba
- Macedonia de frutas frescas e compotas com nata da Canastra e renda de queijo
Devem participar do evento os produtores João Leite (presidente da Aprocan – Associação de Produtores de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra) e José Mário (produtor premiado, de São Roque de Minas).
Festival Queijo, soro, nata, Canastra
Local: Restaurante Tordesilhas – Rua Bela Cintra, 465 – São Paulo
Data: Jantares de 29/5 a 2/6/2012 (terça a sábado)
Preço: R$ 95,00 por pessoa
Site: www.tordesilhas.com/