Jean-Charles Arnaud é membro do Instituto Nacional de Denominação de Origem Protegida da França (Institut Nationale d’Appelattion d’Origine Protegée- INAO) desde 1997.
Em julho de 2013, ele assumiu a presidência da instituição e foi responsável por 46 reconhecimentos de novas denominações. Atualmente, coordena trabalhos na auxílio à certificação de produtos com denominação de origem em vários países do mundo. O INAO completa
Jean-Charles Arnaud é também affineur (curador) de queijo comté em Poligny, região francesa na fronteira com a Suíça, à frente da empresa Arnaud-Juraflore, que fabrica também queijo comté orgânico. Aprendeu o ofício de curar queijos com seu avô, depois formou-se em comércio e gestão. Em 1997, comprou do governo o Fort des Rousses, uma fortaleza militar abandonada e a transformou em salas de maturação.
Em janeiro de 2015 Jean-Charles Arnaud recebeu a jornalista Débora Pereira no Fort de Rousses, em Poligny, para falar com exclusividade sobre quatro questões importantes para a comunidade queijeira brasileira: