O filme do gênero drama-comédia foi selecionado dentre 09 filmes mineiros para ser exibido no prestigiado evento de cinema
O longa “O Melhor Queijo do Mundo será um dos representantes de Minas Gerais no Marché du Film 2025, que este ano tem o Brasil como “País de Honra de 2025 do Marché du Film!”.
O filme dirigido por Lucas Assunção e com produção de Débora Campo celebra o Queijo Minas Artesanal, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. E aborda, ainda, temas como tradição, modernidade, ancestralidade, agricultura familiar, cultura alimentar e sustentabilidade.
A produção do filme ficou por conta da EncantaQueVoa e N.I.C.H.O. – Núcleo de Inivação e Criatividade para Histórias Originais, junto a Agência Objetiva. Além de ter sido viabilizado através da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais e Ministério da Cultura.
A associada SerTãoBras, Elcione Luciana, investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal), foi uma das pesquisadoras e colaboradoras de roteiro.
Sobre o filme
O Melhor Queijo do Mundo é uma comédia familiar estrelada por Maurício Tizumba e Augusta Barna, com direção de Lucas Assunção e produção de Débora Campos.
O filme celebra o Queijo Minas Artesanal — reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade — e acompanha a saga de um avô e sua neta para salvar sua fazenda participando de um reality show de queijo.
Uma história divertida, comovente e cheia de sabor, que mistura tradição e modernidade, Minas e o mundo.
O filme estará disponível em breve nos cinemas, mas para quem quer conferir o making of da produção, basta acessar a página do instagram do filme.