Por Gustavo Frasão, do R7 24/9/13
A Agefis (Agência de Fiscalização de Brasília) apreendeu no fim da noite desta segunda-feira (23) uma tonelada de queijo com selo de qualidade adulterado em uma pick up na BR-060, rodovia que liga Brasília a Goiânia.
Após um trabalho do Serviço de Inteligência da agência, os fiscais perceberam que a traseira de uma pick up que trafegava pelo local estava muito pesada e decidiram abordar.
O motorista chegou a contar aos agentes que o excesso de carga era em função do som do veículo, mas quando a carroceria foi aberta, a carga ficou à mostra.
Cerca de uma tonelada de queijo estava com o selo de qualidade adulterado e as datas de validades escritas à mão. Todos os produtos vinham de Uruana/GO e seriam distribuídos em padarias e pizzarias do Distrito Federal.
A Agefis explicou que produto de origem clandestina estava sendo transportado sem as mínimas condições de higiene sanitária e em temperatura ambiente.
As embalagens eram fechadas artesanalmente, amarradas por cordas e não embaladas a vácuo e lacradas mecanicamente.
O queijo encontrava-se amolecido e em estado inapropriado para consumo. Deveria ser transportado em veículo fechado, tipo baú, com isolamento térmico e sistema de refrigeração adequado.
O homem foi autuado e responderá a um processo administrativo que prevê multa de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhões. Diante da situação, a Agefis reafirmou a necessidade de os consumidores desconfiarem sempre quando os preços estiverem muito baixos, pois podem ser derivados de cargas irregulares como esta.
Toda a carga será incinerada.