image

Jaguaribe (CE), a Capital do Queijo Coalho?

A Comissão de Agricultura (CRA) protocolou, na última quinta-feira (12/03), o projeto que garante ao município de Jaguaribe, no Ceará, o título de capital do queijo coalho. A proposta (PL 3206/2024) partiu do senador Eduardo Girão (Novo-CE) e agora segue para a Câmara dos Deputados.

De acordo com Girão, o queijo coalho é produzido artesanalmente em Jaguaribe há várias gerações, tornando-se um símbolo da economia local e da cultura do sertão cearense. Ele ainda afirma que a cidade se destaca por abrigar eventos culturais e gastronômicos que celebram o queijo coalho, atraindo turistas e apreciadores do produto de diversas partes do Brasil. 

Segundo o Diário Oficial da União, entende-se por queijo de coalho, o queijo que se obtém por coagulação do leite por meio do coalho ou outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não pela ação de bactérias lácteas selecionadas e comercializado normalmente com até 10 (dez) dias de fabricação.

A produção de queijo coalho artesanal na região Nordeste tem grande importância social e econômica, tanto por ser exercida em sua maior parte por mulheres, como também por ser uma das principais atividades na cadeia produtiva do setor leiteiro, dentro do segmento da agricultura familiar.
Em vários locais dessa região, essa atividade apresenta-se como a única possibilidade para os produtores familiares de leite.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2025 - Todos os direitos reservados.