Da Redação
Foi inaugurado neste sábado, dia 27 de outubro, em Turim, Itália, o sexto congresso anual da Slow Food. O congresso acontece junto com outro evento, o Salone del Gusto e Terra Madre. O evento se estende até o dia 29. José Graziano da Silva, o brasileiro que preside a FAO, fez um dos discursos de abertura.
O congresso reúne cerca de 650 representantes, de 95 países, que trazem as experiências de 2500 comunidades, espalhadas pelo mundo. O encontro foi aberto por Carlo Petrini, presidente internacional da Slow Food. A SerTãoBras acompanha a presença de agricultores brasileiros nos eventos.
Assista o discurso de José Graziano da Silva (em italiano, e depois em espanhol e inglês, com tradução simultânea em italiano):
Assista (em italiano) o discurso de abertura de Carlo Petrini:
Assista a abertura do congresso, com a chegada de delegados dos mais de 90 países presentes (em italiano):
1 Comentários
Interessante o pronunciamento do brasileiro José Graciano da Silva, atual diretor da FAO, mostrando a sintonia entre as propostas fundamentais do Slow Food e as da FAO no momento: preocupação com a redução da diversidade dos alimentos; com a sobrevivência dos pequenos produtores; com o desperdício e a potencialidade e importância dos alimentos tradicionais. Foi a primeira vez que um dirigente da FAO esteve no evento.