O Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do XVI Enel, realizado em Vitória da Conquista, foi um sucesso: 221 queijos inscritos de sete estados do Nordeste. O Enel – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados foi realizado pelo Sebrae Bahia. O concurso foi fruto da parceria da Sertãobras com o Sebrae, que inovou com um regulamento dividido em categorias com ênfase nas receitas mais presentes no Nordeste. Cada produtor de queijo receberá, até uma semana depois do evento, uma ficha técnica do seu queijo, independente se recebeu ou não premiação.
Os queijos foram avaliados por uma equipe de jurados formada por Débora Pereira, professora de queijos na França e diretora-geral da SerTãoBras, com apoio do Senac e da Uesb – Campus Itapetinga. Dez jurados membros da SerTãoBras de outras localidades vieram ao concurso, entre eles Fernanda Tavares, veterinária da SerTãoBras Bahia e o professor Amaro Ezequiel.
O concurso foi presidido pelo professor Antônio Fernandes (UFV), por Débora Pereira e pelas comissárias gerais Camila Almeida e Juliana Faria. Todas as regionais do Sebrae do Nordeste participaram, motivando e facilitando para que os produtores levassem os queijos em caravanas.
A curadoria dos palestrantes para o queijo foi iniciativa de Camila, natural de Vitória da Conquista que cria Gir leiteiro e faz queijo em Caçapava, Vale do Paraíba. Ela convidou os membros da SerTãoBras Heloisa Collins, do Capril do Bosque e Vanessa Alcolea, da Pardinho Artesanal para falar sobre as tendências do queijo autoral e as queijistas Marina Cavechia, do Teta Cheese Bar de Brasília e Flávia Rogoski da Bon Vivant em Curitiba, para contar o que o consumidor de hoje quer em termos de queijo artesanal. O professor Antonio Fernandes, da UFV também presidiu o concurso de queijos.
Lista dos produtores vencedores (PDF)
Fotos por Frida Cunha.