Debates em torno da nova Lei do Queijo, cursos, degustações e análise sensorial, feira de produtores… 4 dias consagrados ao queijo artesanal na capital federal para dar suporte e conhecimento técnico para aprimorar a arte de fazer queijo.
Cada peça de queijo prensada pelas mãos de um produtor revela a importância social, econômica e cultural da atividade queijeira artesanal no Brasil. Milhares de famílias vivem da transformação do leite há séculos e, ao longo dessa trajetória de resistência, construíram uma identidade cultural da qual o país finalmente está aprendendo a valorizar e se orgulhar. Enquanto alguns queijos são carregados de tradição, outros conquistam corações com a ajuda de processos inovadores e muita criatividade. Seja qual for o perfil do produtor, ele é o foco da primeira edição do Festival Fermentar, que será realizado do dia 24 a 27 de agosto em Brasília.
O Festival será realizado pela SerTãoBras e o Teta Cheese Bar. O objetivo é incentivar novos produtores, oferecer ferramentas técnicas à quem já está no caminho do queijo e, consequentemente, impulsionar o mercado queijeiro da região. Para tanto, convidamos um dos maiores e mais respeitados especialista em maturação de queijos da França, Hervé Mons, para ministrar cursos e participar das rodadas de discussão ao lado de Débora Pereira, diretora da SerTãoBras e mestra queijeira da Guilde Internationale des Fromagers (França). A intenção não é reproduzir receitas francesas, mas sim disseminar informações e técnicas de produção que poderão ser usadas para agregar valor e dar identidade única aos queijos brasileiros.
A missão terá sido cumprida se cada participante sair do Festival contaminado e inspirado pelo desejo de fazer do seu queijo único, original, um reflexo do seu terroir. Desejamos que pequenos produtores comecem a enxergar novas formas de produção que não se limitem ao queijo fresco, meia cura ou mozarela.
Em relação à nova Lei do Queijo, queremos iluminar e ajudar os produtores a compreenderem melhor as normas em vigor que tratam da regularização da produção e comercialização do queijo artesanal no Brasil. Para isso, convidamos o deputado Evair de Melo e especialistas técnicos para comandar um debate e inaugurar o evento.
PROGRAMA
24/8 – Sexta Feira
Selo Arte – iremos abordar as mudanças que o novo selo trouxe, os avanços para o produtor e como isso pode impulsionar o setor tirando centenas de produtores e comerciantes da ilegalidade. Local a confirmar
25 e 26/8 – Sábado e Domingo
9-17h Curso de Cura com Hervé Mons e Débora Pereira – Inscrições e Programa
26/8 Domingo
19h – Curso de Análise Sensorial e Degustação de 6 queijos brasileiros e franceses e bebidas. Com Hervé Mons e Débora Pereira no Teta Cheese Bar. Inscrições e Programa
27/8 – Segunda Feira
8-16h – Curso de fabricação, com duas receitas e mão na massa na linda fazenda Vale do Roncador, a 45 minutos de Brasília! Com Hervé Mons e Débora Pereira. Inscrições e Programa
Feira de Produtores
Sexta e Sábado, à partir de 17h, os produtores participantes estarão disponíveis para apresentar seus queijos e contar suas histórias de vida no Teta Cheese Bar.