Município se junta a outras 7 cidades que forma a Indicação Geográfica do Queijo da Canastra
O município de São João Batista do Glória foi reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como integrante da área delimitada da Indicação Geográfica do Queijo Canastra. Com o reconhecimento, os produtores que seguem as regras do Caderno de Especificações Técnicas da IG podem fazer o uso do nome Canastra em seus queijos.
A Indicação Geográfica do Queijo da Canastra, na categoria Indicação de Procedência (IP), agora, abrange os municípios de Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita. O reconhecimento também traz maior valorização do produto, aumento do turismo na região e mais segurança aos consumidores.
INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA – É o nome geográfico conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço.
A Emater-MG iniciou o estudo de caracterização técnica do município. Os dados foram usados na elaboração da documentação encaminhada pela Associação dos Produtores de Queijos da Canastra (Aprocan) ao INPI. Já o Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) foi responsável por emitir uma portaria reconhecendo São João Batista do Glória como produtor de queijo da Microrregião da Canastra, documento necessário para compor o dossiê.
Fotos e Fonte: Emater – MG