image

Coronel Xavier Chaves-MG tem curso de queijo com franceses em abril

  • Home
  • Cursos
  • Coronel Xavier Chaves-MG tem curso de queijo com franceses em abril

De 27 a 30 de abril acontece o I Festival do Queijo e da Cachaça das Vertentes, com cursos franceses de maturação e análise sensorial de queijos, entre outras atividades

Coronel Xavier Chaves é uma cidadezinha histórica mineira no coração da região do Campo das Vertentes, pertinho de São João Del Rey e Tiradentes, com uma população estimada de 3.471 habitantes. Ela integra diferentes roteiros turísticos, como a Estrada Real, o Circuito Trilha dos Inconfidentes e Caminhos de São Tiago.

Coronel Xavier decidiu apoiar a produção de queijo artesanal. De 27 a 30 de abril a prefeitura promoverá o I Festival do Queijo e da Cachaça das Vertentes. Dentre outras atividades, a prefeitura está apoiando a realização de um curso de cura de queijos e análise sensorial ministrado pelos professores Pierre Coulon, francês, e Débora Pereira, francobrasileira.

Os dois são professores da escola de queijos Cifca, do governo francês em Paris. O programa inclui dois cursos, o primeiro chamado “Revisitando o Queijo Minas Artesanal: curso de Cura e Análise Sensorial”, dias 29 e 30 de abril (30 vagas – inscrições aqui) e o segundo de Análise Sensorial com degustação guiada, na praça da cidade no domingo 30 de maio às 19h (2 horas de duração).

O curso é realizado pela associação SerTãoBras e a prefeitura adquiriu 10 vagas que serão ofertadas a produtores de leite e queijo da cidade, assim como está apoiando a logística do evento. “Apoiar a produção de queijos artesanais na cidade é uma das prioridades como política pública para motivar produtores de leite a valorizarem melhor sua matéria prima neste mercado que está super em alta, o nicho dos queijos artesanais gourmet. Estamos no Campo das Vertentes, uma região queijeira reconhecida e temos todo potencial para isso,” disse o prefeito Fúvio Olímpio De Oliveira Pinto.

Queijos famosos

Coronel Xavier Chaves também é a terra das famosas queijarias Catauá, Jacuba e Bonanza.
O produtor João Carlos Dutra e sua filha Mariana, do queijo catauá, foram os primeiros produtores mineiros a terem seu queijo certificado no IMA. Mariana é membro do Club Brasil da Guilde Internationale des Fromagers.

Mariana Resende FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras

Já Maria Teresa e Edmar são produtores do queijo jacuba, premiado no Concurso Estadual do QMA. Da fazenda Bonanza, Mariana Coelho Campos ganhou medalhas no Mundial do Queijo do Brasil em São Paulo. Todos estes produtores, representantes de Coronel Xavier Chaves, são membros da AQMAV, Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes.

Edmar, o Japa, e Maria Teresa

Tradição e cultura

A cidade tem a tradição de festejos culturais, como a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, em 8 de dezembro, no aniversário da cidade, e a Moscoxaves (Mostra Cultural de Desenvolvimento Econômico), sempre em setembro, que em 2023 já vai para sua 5ª edição.

Igrejinha de Pedra, um dos cartões postais de Coronel Xavier Chaves


Ocasião de visitar as belezas da cidade, como a Trilha do Carteiro, o Engenho Boa Vista,
de produção de cachaça ou a “igrejinha de pedra”. ◼

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.