Menu Fechar
Fechar
image

Covid 2019: chega um novo tempo

A crise sanitária do covid nos mostra: estamos todos no mesmo barco. A cadeia do queijo artesanal sofreu um baque, mas soube reagir com ânimo. Mais e mais associações estão se organizando para valorizar e apoiar a produção do queijo artesanal. 

Essa pluralidade é importante para que todos os atores da cadeia possam ser beneficiados. Para que mais produtores possam ter acesso a informações sobre cultura queijeira geral – técnica e social, para que possam definir juntos estratégias para crises sanitárias e financeiras. 

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae junto a associações das regiões queijeiras tradicionais vinculadas à Amiqueijo (Associação Mineira do Queijo Artesanal) na 1ª semana de abril 2020, os principais problemas identificados foram a redução do consumo de queijos e consequente redução das vendas de 60 a 80%, principalmente no mercado de queijos curados. Houve também problemas de logística de entrega, como redução de oferta e aumento de custo. Sem contar a grande redução do fluxo de turistas nas regiões queijeiras. E as queijarias foram fechadas para visita. 

As principais medidas adotadas para a segurança foram o reforço de boas práticas: uso de luvas, máscaras e toucas; intensificação na limpeza e isolamento parcial dos colaboradores e da família na propriedade. Muitos produtores passaram a ordenha para uma vez por dia. Os queijos de longa cura são uma das apostas para conservar o leite. O natal promete boas surpresas da cura desses queijos!

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

CNPJ: 10.246.584.0001/33

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SertãoBras © Copyright 2023 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters