Cunha promove 1º Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais

De 28 a 30 de agosto, Cunha (SP), conhecida como cidade da lavanda e da cerâmica, vai ser a capital do queijo: ponto de encontro dos melhores queijos de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro!

O 5º Festival do Queijo de Cunha vai acolher, na sexta 29 de agosto, o 1º Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais. Leia o Regulamento e a Ficha de inscrição.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Cunha por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Turismo, tem como foco valorizar a produção de queijos artesanais, fomentar o turismo rural e impulsionar a economia local por meio da capacitação de jovens e da promoção de produtos de excelência da região. Na agenda, feira de negócios, formação técnica para jovens queijeiros, produtos regionais, cultura e gastronomia.

Políticas públicas para valorizar o pequeno produtor de queijo

Integrando o pré-Festival, foi lançada a Formação Queijeira das Serras de Cunha e Região, com cursos técnicos voltados à juventude rural, em parceria com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Os alunos atuarão no evento, inclusive com seus próprios queijos sendo avaliados no concurso.

O concurso de queijos que será presidido por Gustavo Lacorte, membro da diretoria técnica da SerTãoBras e professor do IFMG Bambuí desde 2012, escola agrícola tradicional da Serra da Canastra. FOTO: SerTãoBras

Os produtores locais também vão participar de cursos ministrados por Débora Pereira, Mestre Queijeira da Guilde Internationale des Fromagers, professora e jornalista na França, e Arnaud Sperat Czar, autor de vário livros de queijo, como Os Queijos de Leite Cru consultor e presidente da Fondation pour la Biodiversité Fromagère, na França.

Eles vão dar formações de cura de queijos especiais e de fabricação de queijos de massas moles, antes do evento, e um curso de jurados vai capacitar os avaliadores na véspera da competição, além de uma formação à distância. Os dois são co-autores do Guia de Cura de Queijos.

“É por meio da agregação de valor, capacitação e regularização que o produtor rural consegue crescer com sustentabilidade financeira. O Festival é uma vitrine dessa transformação e da força da nossa terra”, destaca o secretário da Agricultura, Francisco Alves de Oliveira Filho.

Segundo o prefeito Rodrigo Sérgio do Nascimento, “ao unir formação técnica, negócios e cultura, Cunha mostra seu protagonismo na produção queijeira e na geração de oportunidades para a juventude rural”.

Destaque: o primeiro Concurso Sudeste de Queijos Artesanais

Um dos grandes marcos desta edição é a realização do concurso promovido pela Associação SertãoBras, referência nacional na valorização dos queijos artesanais brasileiros e organizadora do Mundial do Queijo Brasil.

Este será o primeiro concurso oficial a reunir queijarias artesanais dos três estados do Sudeste (SP, MG e RJ), oferecendo uma ampla e inédita oportunidade para que produtores tenham seus queijos avaliados por umaequipe técnica especializada, formada por jurados experientes e reconhecidos no cenário nacional e internacional.

O concurso não apenas valoriza a diversidade e a qualidade dos queijos da região, como também impulsiona a visibilidade dos produtores junto ao mercado e ao público consumidor.

Formação, feira e produtos regionais

A Feira de Negócios e Produtos Regionais reunirá mais de 30 expositores, incluindo queijarias premiadas de diversas regiões e produtores locais de mel, azeite, vinhos, charcutaria e chocolates, todos harmonizando com o universo queijeiro de Cunha.

Gastronomia, cultura e turismo

O programa inclui palestras técnicas, demonstrações gastronômicas ao vivo, harmonizações com vinhos e azeites, shows musicais e participação de restaurantes locais com pratos à base dos queijos do festival. O turista poderá percorrer uma rota queijeira, com o acompanhamento de guias de turismo cadastrados.

A expectativa é de atrair milhares de turistas. O Festival é hoje um dos principais eventos do interior paulista voltado à valorização do queijo artesanal e ao desenvolvimento sustentável do campo.

Porque Cunha?

Além de ser conhecida pelas suas belezas, Cunha fica na divisa entre MG e RJ, sendo uma cidade turística. Assim como a Estância Climática que possui uma beleza natural única!

📍 Estância Climática de Cunha
⏰ Em breve, inscrições abertas!

👉 Siga @festival_do_queijo_de_cunha e acompanhe tudo!

Compartilhe:

3 Comentários

Parabéns a Prefeitura Municipal de Cunha.(SP) pela iniciativa de criar o I Festival de Queijos artesanais da região Sudeste.
Os queijos artesanais brasileiros estão na sua melhor fase, sendo reconhecidos e valorizados no Brasil e no exterior.
Viva os queijos artesanais do Brasil!

Rita de Cássia Trindade Alves
10/07/2025 a 14:20

Sobre participação da feira de queijos artesanais

Rita de Cássia Trindade Alves
11/07/2025 a 04:58

Quero inscrever meu queijo

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2025 - Todos os direitos reservados.