Queijo “Sinuiero” é produzido por Carolina Vilhena, da queijaria BelaFazenda.
A queijaria BelaFazenda foi destaque em uma matéria do Fantástico, onde apresentou o processo de produção do Sinueiro, um queijo inspirado no tradicional cheddar inglês.
Queijo “Sinueiro”
O queijo brasileiro é envolto em uma bandagem de algodão impermeabilizada com banha de porco e depois vai para a maturação. Essa falsa “casca” faz com que a umidade do queijo não evapore durante a maturação.
A matéria em questão abordava um recente roubo de queijos cheddar no Reino Unido, que chamou a atenção de entusiastas e profissionais do setor.
Entenda o caso
A vítima do crime foi a Neal’s Yard Dairy, renomada loja de queijos em Londres. No golpe, 22 toneladas de cheddar inglês foram furtadas, somando um prejuízo de mais de 300 mil libras (cerca de R$ 2 milhões, na cotação atual).
O crime foi cometido por golpistas que se passaram por atacadistas de uma grande rede francesa, enganando a loja e levando cerca de 950 rodas de queijo. A repercussão foi tamanha que até o chef Jamie Oliver fez um apelo público para ajudar na busca pelos responsáveis.
A fraude ocorreu em duas etapas: após um primeiro contato em julho, o suposto comprador fez uma encomenda que foi enviada em setembro em duas remessas, totalizando mais de 950 rodas de queijo. O golpe só foi descoberto quando o pagamento não foi feito, e os responsáveis pela empresa perceberam que haviam sido enganados.
Para assistir à matéria completa, acesse o GloboPlay.
Fonte: Instagram Caminho do Queijo Paulista/ Foto: Instagram BelaFazenda