Menu Fechar
Fechar
image

São Paulo será a capital do queijo no Brasil em 2024

Em sua Terceira Edição, o Mundial do Queijo do Brasil transformará São Paulo na capital internacional do queijo.


Entre os dias 11 e 14 de abril São Paulo será sede da Terceira Edição do Mundial do Queijo do Brasil. O evento é promovido pela SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais criada há 16 anos, com mais de 250 associados, a maioria da agricultura familiar em 17 Estados do Brasil. O evento é em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma das maiores associações de queijeiros do mundo, presente em mais de 40 países.


O evento acontece a cada dois anos e em 2024 será realizado mais uma vez no Teatro B32, a Praça da Baleia, na Faria Lima, um dos principais centros econômicos do país. Uma ampla programação para profissionais e consumidores finais está sendo preparada por uma equipe entusiasta e apaixonada por queijo e promete ser histórica. O endereço é o mesmo da segunda edição, já que um dos principais objetivos do evento é dar visibilidade e valorizar os queijos para que os profissionais brasileiros possam ter uma vida melhor. “Estamos tirando leite de pedra – ou melhor, leite de baleia, rico em sólidos – para marcar território, mostrar o nosso potencial e dar água na boca de todo mundo”, diz Débora Pereira, presidente do Mundial do Queijo do Brasil e diretora geral da SerTãoBras.


O programa inclui três concursos nacionais (Melhor Queijeiro do Brasil, Melhor Queijista do Brasil e Melhor Fondue do Brasil) e um internacional, o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, sendo que este último estima receber 2.000 itens participantes, entre queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas.


Outra grande atração é a Feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais, que acontece em frente ao teatro, com acesso gratuito. Mais de 100 produtores vão vender seus produtos diretamente da fazenda e a estimativa é que por lá passem cerca de 50 mil pessoas nos quatro dias de evento.


“Depois da última edição, consultamos nossa base e todo mundo quis fazer a terceira edição de novo na Praça da Baleia, em São Paulo. Os produtores, que vieram de todo Brasil, venderam todos os seus queijos em 2022, fizeram muitos contatos e novos clientes, foi muito positivo”, explica Vanessa Alcolea, presidente do Club Brasil da Guilde Internationale des Fromagers e queijeira na Pardinho Artesanal.

Programação científica


As atrações do 3º Mundial do Queijo do Brasil se estendem também para estudantes, profissionais e amantes de queijos que queiram entender porque a produção brasileira tem chamado tanto a atenção do restante do mundo. A cada nova competição, seja do Mundial do Queijo do Brasil, seja do Mundial do Queijo de Tours, na França (eventos que acontecem em anos alternados), o número de medalhas para os produtores do Brasil cresce e, com o reconhecimento, cresce também a responsabilidade de cada produtor para se manter no topo, um ciclo virtuoso para a cadeia queijeira.


Pensando nisso, foi elaborado o Programa Via Láctea com atrações mais técnicas durante o evento. Serão oferecidas conferências, palestras expositivas e o minicurso com Múcio Furtado, PhD em queijos, cujo tema “Revisão Geral dos Defeitos dos Queijos” foi demandado por produtores. Serão ofertados ainda as Degustações comentadas e o Salão Profissional de fornecedores da cadeia do queijo.

Participantes de peso

Em sua terceira edição, o Mundial do Queijo do Brasil já tem convidados famosos confirmados, seja como jurados, seja como colaboradores na organização. Entre eles os franceses Laurent Dubois, no papel de presidente do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos; Dominique Bouchait, na chefia do Concurso de Melhor Queijista do Brasil; e Arnaud Sperat Czar, presidente do Concurso de Melhor Queijeiro. O cônsul suíço de turismo no Brasil, Fabien Clerc, é o presidente do segundo Concurso da Melhor Fondue do Brasil. Roland Barthelemy, presidente da Guilde Internacional, virá direto da França para acompanhar toda a programação, que inclui as Cerimônias de Entronização de novos membros da Guilde.


Confira abaixo a programação detalhada:

11 de abril – Quinta-feira 16h | Concurso de Melhor Fondue do Brasil 18h30 | Abertura oficial do evento, da Feira de Queijos e Produtos de Terroir, com corte da faixa e presença de autoridades brasileiras e internacionais 19h30 | Coquetel de recepção dos jurados.


12 de abril – Sexta-feira 9h-20h | Feira de Queijos e Produtos de Terroir e Salão Profissional 8h | Recepção dos jurados 9h | Início da primeira etapa do Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos 12h | Encerramento da primeira etapa 16h | Segunda etapa: escolha do melhor queijo do concurso 20h | Jantar de Gala e divulgação dos resultados do concurso de queijos e produtos lácteos no Teatro, no site e entrega dos prêmios no Palácio dos Bandeirantes.


13 de abril – Sábado 8h | Recepção dos jurados dos concursos de Melhor Queijista e Melhor Queijeiro 9h-20h | Feira de Queijos e Produtos de Terroir e Salão Profissional 9h | Início do concurso de Melhor Queijista do Brasil 12h | Encerramento do concurso 14h | Início do concurso de Melhor Queijeiro do Brasil 17h | Encerramento do concurso 18h | Cerimônia da Guilde des Fromagers, premiação dos dois concursos de Melhor Queijeiro e Melhor Queijista.


14 de abril – Domingo 9h – 16h | Feira de Queijos e Produtos de Terroir

Área do Jornalista

A fim de contribuir com a organização do evento, auxiliando na identificação dos profissionais de imprensa que irão participar do evento, disponibilizamos um formulário para credenciamento dos jornalistas.

Teatro B32, espaço onde acontecerá o 3º Mundial do Queijo do Brasil, junto a imponente estátua da baleia, que dá o nome a praça.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters