Fotos Arnaud Sperat Czar/Profession Fromager
Um rebanho formado por oito raças ovinas, Barriga Negra, Cariri, Morada Nova Pretas e Vermelhas, Jaguaribe, Cara Curta, Somalis e Santa Inês e mais dez caprinas, Parda Sertaneja, Moxotó, Graúna, Serrana Azul, Repartida, Canindé, Marota, Mucianas Pretas e Caobas, e Biritingas… e ainda duas raças de vaca zebu, Guzerá, Sindi, e mais uma de bos taurus, o gado Pé Duro! Some a essa diversidade um terroir rústico, onde os animais tiveram que se adaptar historicamente ao clima semi-árido da Paraíba. Em matéria de qualidade de leite, dá para imaginar a riqueza queijeira!
O desafio para a produção e comercialização de queijos na Fazenda Carnaúba é enfrentado por Joaquim e Inês Dantas, que dão continuidade ao trabalho dos seus precursores, o engenheiro Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito, e o escritor Ariano Suassuna (1927-2014). Ariano foi quem batizou os queijos do laticínio pioneiro na produção de queijos de cabra no Nordeste, uma produção que começou ainda em 1979.
“Tio Ariano botou o nome de Grupiara, que significa veio de diamantes, porque diz que o laticínio é o diamante da fazenda” diz Joaquim Dantas Vilar.
A saída encontrada pela Carnaúba para enfrentar a seca do cariri paraibano, uma das regiões mais áridas do Brasil, começou a ser lapidada em 1971 e no início da história em 1972, Manuel e Ariano Suassuna resolveram priorizar a criação de cabras.
Naquela época eram menos de 150 animais. Hoje, são em média 2.300 cabras sendo referencia por terem conseguido chegar à taxa zero de mortalidade, aumentando assim sua eficiência.
O investimento familiar do Laticínio Grupiara, ultrapassando todas as expectativas, tem capacidade para produzir 1.500 litros de leite de cabra por dia, o que resulta em 180 quilos de queijo, o equivalente a 800 peças.
A cura leva de quatro a cinco meses. O leite possui um teor de sódio mais elevado e é mais espesso, o que confere um sabor diferenciado.
O queijos sãos os do tipo Arupiara (brancos) e do tipo Cariri, que são temperados com ervas e vegetais típicos da região como aroeira, marmeleiro, alfazema e cumaru.
“Produzir queijos no Sertão possibilita vivermos aqui, não precisar migrar para cidade e poder trabalhar no que gostamos e sabemos fazer, morar onde nos criamos”, diz Joaquim Dantas Vilar
A Fazenda Carnaúba é referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. A propriedade de 960 hectares tem alto índices de produtividade e competência técnica na criação de raças nativas de caprinos, ovinos e bovinos, tanto de leite, quanto de corte.
Manuel Dantas Vilar Filho, o patriarca, faleceu em 2020. Os filhos Dantinhas, Daniel, Inês e Carolina, ajudam Joaquim na administração da fazenda, que está em posse da família desde o século 18.
Dia D compartilha conhecimento para melhorar a vida no sertão
Todos os anos a fazenda Carnaúba realiza seu Dia D, onde as portas são abertas para visitas de campo. Esse ano será nos dias 20, 21 e 22 de julho.
Diante das adversidades do semi árido, palestras sobre o uso da palma forrageira e outras soluções atraem os participantes. Paralelamente, há exposição e venda de animais e uma ampla programação cultural voltada para produtores rurais.
A longa história da Fazenda Carnaúba e todo seu diferencial no cuidado com sua criação e na preparação dos queijos vem recebendo reconhecimento. A prova são os diversos prêmios acumulados pela propriedade ao longo dos anos.
O mais recente deles foi o Prêmio Queijo Brasil, no fim de 2017 na capital paulista. A premiação foi realizada em parceria entre a Mercearia Mestre-Queijeiro e o GT Slow Food dos Queijos Artesanais.
Facebook Fazenda Carnaúba
[codepeople-post-map]
10 Comentários
Queria saber qual ao mercado que são vendido os queijos de cabra do produtor Joaquim Danta aqui em São Paulo Obrigado
Por acaso se eu depositar dinheiro vcs mandariam.o queijo moro em São Paulo….sou de Taperoá ….TB sou Vilar……
Gostei muito da cultura do queijo de cabra sou paraibano que mora em São Caetano do sul e gostaria de saber como ser representante comercial deste queijo que tenho certeza que vai conquistar muitos paulistas
SOU DE RECIFE PE E GOSTARIA DE COMPRAR QUEIJO CABRA COMO PROCEDER
Em que dia acontecerá o dia d em 2019
Com fezer para participar
Parabéns pela excelente matéria sobre a Fazenda Carnaúba em Taperoá-PB.
Tive a oportunidade de conhecer os queijos de cabra da Fazenda Carnaúba, na Festa do Boi em Natal-RN e no Prêmio Queijo Brasil, realizado em São Paulo. Realmente são queijos deliciosos e diferenciados!
A Fazenda Carnaúba hoje é um belo exemplo que é possível produzir queijos de cabra de alta qualidade no sertão do Nordeste do Brasil.
Parabéns ao Joaquim Dantas Vilar e sua família!
Bom dia, desejo saber da viabilidade para revender seus produtos em nossa região.
JOÃO PESSOA-PB
Boa tarde Josemar, somos uma Associação de Produtores de Queijos. Para comprar, você pode entrar em contato direto com os produtores. https://sertaobras.org.br/associados/
Abraços
Carol Guimarães
SertãoBras
Como faço para comprar queijo com vcs para revenda, moro em João Pessoa é possível?
Olá Maria das Graças
Obrigada por entrar em contato com a Associação SertãoBras.
Vou te passar o contato do produtor para ser mais fácil entrar em contato!
Joaquim Fazenda Carnauba Taperoa
83 98795-1857
Saudações queijeiras
Carol Guimarães