Menu Fechar
Fechar
image

Fazenda Carnaúba – Taperoá (PB)

Fotos Arnaud Sperat Czar/Profession Fromager

Um rebanho formado por oito raças ovinas, Barriga Negra, Cariri, Morada Nova Pretas e Vermelhas, Jaguaribe, Cara Curta, Somalis e Santa Inês e mais dez caprinas, Parda Sertaneja, Moxotó, Graúna, Serrana Azul, Repartida, Canindé, Marota, Mucianas Pretas e Caobas, e Biritingas… e ainda duas raças de vaca zebu, Guzerá, Sindi, e mais uma de bos taurus, o gado Pé Duro! Some a essa diversidade um terroir rústico, onde os animais tiveram que se adaptar historicamente ao clima semi-árido da Paraíba. Em matéria de qualidade de leite, dá para imaginar a riqueza queijeira!

Antônio e Zezinho cuidam da alimentação dos animais, predominantemente palma forrageira.

O desafio para a produção e comercialização de queijos na Fazenda Carnaúba é enfrentado por Joaquim e Inês Dantas, que dão continuidade ao trabalho dos seus precursores, o engenheiro Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito, e o escritor Ariano Suassuna (1927-2014). Ariano foi quem batizou os queijos do laticínio pioneiro na produção de queijos de cabra no Nordeste, uma produção que começou ainda em 1979.

Joaquim é um dos filhos de Manelito hoje à frente da produção dos queijos que procuram demarcar uma nova identidade no Nordeste.

rebanho fazenda carnauba

“Tio Ariano botou o nome de Grupiara, que significa veio de diamantes, porque diz que o laticínio é o diamante da fazenda” diz Joaquim Dantas Vilar.

rebanho fazenda carnauba

A saída encontrada pela  Carnaúba para enfrentar a seca do cariri paraibano, uma das regiões mais áridas do Brasil, começou a ser lapidada em 1971 e no início da história em 1972, Manuel e Ariano Suassuna resolveram priorizar a criação de cabras.

As cabras também se alimentam de palma forrageira e são bem resistentes à seca.

Naquela época eram menos de 150 animais. Hoje, são em média 2.300 cabras sendo referencia  por terem conseguido chegar à taxa zero de mortalidade, aumentando assim sua eficiência.

O investimento familiar do Laticínio Grupiara, ultrapassando todas as expectativas, tem capacidade para produzir 1.500 litros de leite de cabra por dia, o que resulta em 180 quilos de queijo, o equivalente a 800 peças.

Na Carnaúba, os queijos, temperados com ervas sertanejas, são chamados de cariri, arupiara e borborema.

A cura leva de quatro a cinco meses. O leite possui um teor de sódio mais elevado e é mais espesso, o que confere um sabor diferenciado.

Tudo é feito manualmente pelas funcionárias, entre elas Ana, que é orgulhosa do queijo que produz.

O queijos sãos os do tipo Arupiara (brancos) e do tipo Cariri, que são temperados com ervas e vegetais típicos da região como aroeira, marmeleiro, alfazema e cumaru.

Joaquim Dantas Vilar. FOTO: Arnaud Sperat Czar/Profession Fromager

 “Produzir queijos no Sertão possibilita vivermos aqui, não precisar migrar para cidade e poder trabalhar no que gostamos e sabemos fazer, morar onde nos criamos”, diz Joaquim Dantas Vilar

A Fazenda Carnaúba é  referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. A propriedade de 960 hectares tem alto índices de produtividade e competência técnica na criação de raças nativas de caprinos, ovinos e bovinos, tanto de leite, quanto de corte.

Manuel Dantas Vilar Filho, o patriarca, faleceu em 2020. Os filhos Dantinhas, Daniel, Inês e Carolina, ajudam Joaquim na administração da fazenda, que está em posse da família desde o século 18.

Dia D compartilha conhecimento para melhorar a vida no sertão

Todos os anos a fazenda Carnaúba realiza seu Dia D, onde as portas são abertas para visitas de campo. Esse ano será nos dias 20, 21 e 22 de julho.

Diante das adversidades do semi árido, palestras sobre o uso da palma forrageira e outras soluções atraem os participantes. Paralelamente, há exposição e venda de animais e uma ampla programação cultural voltada para produtores rurais.

A longa história da Fazenda Carnaúba e todo seu diferencial no cuidado com sua criação e na preparação dos queijos vem recebendo reconhecimento. A prova são os diversos prêmios acumulados pela propriedade ao longo dos anos.                                                                                               rebanho fazenda carnauba

O mais recente deles foi o Prêmio Queijo Brasil, no fim de 2017 na capital paulista. A premiação foi realizada em parceria entre a Mercearia Mestre-Queijeiro e o GT Slow Food dos Queijos Artesanais.

Facebook Fazenda Carnaúba

rebanho fazenda carnauba

[codepeople-post-map]

Fazenda Carnaúba Taperoá

Compartilhe:

10 Comentários

Rosangela Maria lharesi da costa Batista
22/06/2018 a 23:34

Queria saber qual ao mercado que são vendido os queijos de cabra do produtor Joaquim Danta aqui em São Paulo Obrigado

Ana Lúcia Vilar
23/06/2018 a 19:45

Por acaso se eu depositar dinheiro vcs mandariam.o queijo moro em São Paulo….sou de Taperoá ….TB sou Vilar……

Francisco petrucy Alves Dantas
23/06/2018 a 22:05

Gostei muito da cultura do queijo de cabra sou paraibano que mora em São Caetano do sul e gostaria de saber como ser representante comercial deste queijo que tenho certeza que vai conquistar muitos paulistas

Gilmario ferreira de arruda
14/07/2018 a 11:36

SOU DE RECIFE PE E GOSTARIA DE COMPRAR QUEIJO CABRA COMO PROCEDER

José Batista da Silva
11/03/2019 a 21:35

Em que dia acontecerá o dia d em 2019
Com fezer para participar

Prof. Dr. José Fernando Mourão Cavalcante
23/02/2021 a 16:24

Parabéns pela excelente matéria sobre a Fazenda Carnaúba em Taperoá-PB.
Tive a oportunidade de conhecer os queijos de cabra da Fazenda Carnaúba, na Festa do Boi em Natal-RN e no Prêmio Queijo Brasil, realizado em São Paulo. Realmente são queijos deliciosos e diferenciados!
A Fazenda Carnaúba hoje é um belo exemplo que é possível produzir queijos de cabra de alta qualidade no sertão do Nordeste do Brasil.
Parabéns ao Joaquim Dantas Vilar e sua família!

Josemar Gomes
29/04/2021 a 10:20

Bom dia, desejo saber da viabilidade para revender seus produtos em nossa região.

JOÃO PESSOA-PB

    Caroline Guimaraes
    29/04/2021 a 21:31

    Boa tarde Josemar, somos uma Associação de Produtores de Queijos. Para comprar, você pode entrar em contato direto com os produtores. https://sertaobras.org.br/associados/
    Abraços
    Carol Guimarães
    SertãoBras

Como faço para comprar queijo com vcs para revenda, moro em João Pessoa é possível?

    Caroline Guimaraes
    01/04/2022 a 14:26

    Olá Maria das Graças
    Obrigada por entrar em contato com a Associação SertãoBras.
    Vou te passar o contato do produtor para ser mais fácil entrar em contato!
    Joaquim Fazenda Carnauba Taperoa
    83 98795-1857

    Saudações queijeiras
    Carol Guimarães

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters