Menu Fechar
Fechar
image

Marly Leite

Trajetória

Filha de Marta Borges e Cândido Clementino, Marly Leite é produtora rural desde que nasceu e adora contar sua história. É um “cadim dímim”, ela diz. Neta materna de vovó Dolores e vovô Olavo (Família Marques/Borges), neta paterna de vovó Bárbara e vovô Abelardo (Família Mendonça/Leite), ela literalmente nasceu na fazenda. Viveu só dois anos na cidade quando se casou com Joel Leite – hoje amigo, companheiro, primo paterno e pais dos três filhos: Ravana, Reykmam e Helloá.

Aprendi com minha família o amor pela terra, pelos animais, pela natureza e pelo ser humano. Sou eternamente grata por ser quem sou e neles me espelho para sempre melhorar”

As primeiras recordações de aprendizado do Modo de Fazer Queijos remontam aos 7 anos de idade, quando a vovó Barbara ficou viúva e Marly foi pra casa dela fazer companhia. Como toda criança saudável, “arte” fazia parte da rotina e um modo da avó ficar de olho era chamar para lavar as mãos para fazer queijo. “Aprendi com ela as primeiras noções de higiene e qualidade e ao longo do tempo fui me especializando nesse Modo de Fazer Ancestral e Empírico, passado de geração a geração”, conta Marly.

Em 2016, desejando sair da caixinha, iniciou junto à SerTãoBras uma carreira de novos conhecimentos técnicos. Juntando a teoria aos conhecimentos práticos, veio a decisão de passar o “bastão produtivo” para a Quinta Geração e seguir uma trajetória de expandir esse Modo de Fazer Ancestral com Tecnologia e Teoria. “Formulamos um curso do meu jeitinho, do jeitinho da vovó, com o diferencial de – hoje – fazer e saber o porquê fazer”.

Marly nunca perguntou o que era Pingo. Sempre soube que “pingu era CardúQuêju i nunpudiá fartá, sinão u quêju ia istragá”. Hoje ela sabe que é a Caixa de Pandora. “Através dele eu controlo os seres invisíveis num planeta em construção por mim, através do meu autocontrole, do eu à natureza, do pasto à mesa, do queijo à você”, diz.

Junto com Debora Pereira, Marly idealizou o Curso Panorama do Queijo Artesanal, uma vivência prática na Queijaria Senzala onde se conhece a mistura da Prática Ancestral e Empírica e a teoria adquirida e aplicada dos cursos de capacitação da SerTãoBras, prezando sempre a qualidade, aromas e sabores do queijo. Como o assunto é longo e dinâmico, esta formação evoluiu e foi desmembrada em minicursos práticos e teóricos, online ou presencial, na forma personalizada de acordo com a demanda.


Estão sendo oferecidos da seguinte forma:


1°) O Segredo para ter um Queijo Campeão;
2°) Formação de Paladares;
3°) Degustação Guiada e Harmonização;
4°) Degustação às Cegas;
5°) Roda de Aromas e Sabores;
6°) A Arte de Fabricar Queijos Campeões;
7°) Maturação Superouro, a Arte de Envelhecer;
8°) O Queijo no Salto Alto, da Queijaria para o Mundo
.

Curso de degustação às cegas.
Foto: Arquivo Pessoal

Com a busca de aprimoramento de outros produtores para agregar valor à produção de leite, surgiu ainda a Consultoria Queijaria Farta, onde após um diagnóstico prático, Marly Leite traça junto aos produtores as possiblidades de viabilizar o negócio de forma profissional e rentável.

Empreendedorismo e Inovação, trouxe a ideia do Workshop Queijaria Turistando, onde é levada a cultura do Modo de Fazer e Cuidados Ancestral de Queijo para diversificar, fortalecer e inspirar a expansão desse conhecimento.

“Hoje me coloco à disposição para uma excelente prosa sobre esse assunto maravilhoso que é QUEIJO, seja para iniciar ou melhorar a produção, conhecer ou degustar queijo, prosear e iniciar uma AMIZADE QUEJEIRA.

CONTATOS

WHATSAPP PARA UMA TROCA DE AMIZADE: (34) 99824-7723
LOCAL DE TRABALHO TEÓRICO ONLINE PARA UMA TROCA DE CONHECIMENTO NO INSTAGRAM: @CabanaTerapia
LOCAL DE TRABALHO PRÁTICO PARA UMA TROCA DE EXPERIÊNCIA: Queijaria Senzala (Sacramento-MG)
ESCOLA PARA UMA TROCA DE ENERGIA: SerTãoBras

Gratidão ao Universo, aos Mestres e à Amizade Queijeira que iremos construir juntos!”

Compartilhe:

1 Comentários

Franklin Delano Gaiofato
08/10/2022 a 22:06

Gostaria de conhecer e saber sobre hospedagem.

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters