Menu Fechar
Fechar
image

Missão técnica 2024: os queijos dos alpes

Suíça, de 22 a 30 de setembro de 2024. Conhecida como a terra de queijos firmes, fortes, de cascas lavadas e esfregadas por meses e meses… Os suiços têm as melhores receitas de morge do mundo, que são soluções líquidas vivas, povoadas de microrganismos, para dar alma e personalidade às suas cascas bronzeadas

A

s inscrições estão abertas para a missão técnica da SerTãoBras em 2024, um percurso de 7 dias nas regiões de idioma alemão e francês da Suíça. O voo LX 93 assegurado por Swiss Internacional Airlines, sai de  São Paulo no domingo, 22 de setembro de 2024, pousando direto em Zurique. Para uma semana intensa de visita de queijarias que fazem, em sua maioria, grande queijos de massas prensadas cozidas.

Todo o percurso é guiado por Débora Pereira, em companhia do motorista de ônibus e do tradutor de língua alemã , que fica três dias.

Para confirmar sua pré-inscrição e receber mais informações sobre a Missão, gentileza preencher o formulário: Pré-inscrição para a Missão Técnica na Suíça 2024.

Appenzeller

Dia 1: segunda-feira, 23/9/2024 (-/L/D)

10h40: Chegada ao aeroporto de Zurique, Suíça. Partida em direção a Appenzell (100km – 1h30), almoço no restaurante da queijaria. Visita à queijaria Appenzeller, com degustação e demonstração da fabricação deste famoso queijo de denominação de origem protegida. Saída para Lucerna (160 km – 2 horas), check-in no hotel 3***. Jantar e pernoite no hotel.

Sbrinz

Dia 2: terça-feira, 24/9/2024 (B/L/D)

Manhã:  visita ao universo maravilhoso de montanhas que é a  vitrine para Lucerna, cidade porta de entrada para a Suíça central, às margens do Lago Quatre-Cantons. Em seguida, direção a Sursee (25km-30mn) para visitar a queijaria e caves de cura  do Sbrinz DOP, queijo de massa prensada cozida de leite cru, o coalho e o sal. O Sbrinz é DOP desde 2012. As caves de cura da Emmi Suisse, enterradas,  curam 60.000 rodas de Sbrinz AOP. À tarde, saída para Kaltbach (50km – 1h) para visita das grotas de cura. Em alta temporada, a caverna pode acomodar até 120 mil rodas de gruyère e outros queijos, que são pré-selecionados para o ambiente. Pernoite em Friburgo (105 km-1h30), em hotel 3*** por 2 noites.

Tête de moine e Emmental

Dia 3: quarta-feira, 25/9/2024 (B/L/D)

Em direção a Saint-Imier (130km-1h45) no cantão de Berna, visita da queijaria familiar Spielhofer, que integra as mais modernas técnicas às tradições ancestrais. Entre varios queijos da gama, o famoso tête de moine é o carro chefe, exportado para mais de 65 países.

À tarde, direção ao vale de Emme (35km-45mn) no cantão de Berna, berço do famoso Emmentaler AOP. Visita à fábrica para demonstração de queijo Affoltern, tanto em um caldeirão de cobre a lenha, como antigamente, quanto nos atuais tanques modernos. 

Gruyère, fabricação

Dia 4: quinta-feira, 26/9/2024 (B/L/D)

Partida em direção a Gruyères (50km-1h) visita à queijaria Vounetz em Charmey para fabricação e degustação. À tarde: almoço e conferência no salão da Interprofissão le gruyère DOP.

Final do dia, check-in em seu hotel 3*** para 4 noites em GruyèresGruyères é uma vila pitoresca nos vales dos Pré-Alpes, no cantão de Friburgo. A cidade é inteiramente pedestre. Suas calçadas e a sua fonte convidam a um passeio tranquilo. A vila medieval deu nome à região e ao seu saboroso queijo, gruyère DOP.

Gruyère, maturação

Dia 5: sexta-feira, 27/92024 (B/L/D)

Partida para Yverdon-les-Bains (85 km – 1h30) para visita às caves da queijaria Margot, família de curadores desde 1886, especializados em gruyère DOP, da cura à comercialização e exportação. À tarde, almoço e partida para Montricher (40km – 45mn), para visitar a queijaria Montricher, que reúne cerca de vinte produtores de leite para fazer gruyère e outros queijos. 

Destilados e mina de sal

Dia 6: sábado, 28/92024 (B/L/D)

Manhã: Café da manhã no hotel.

Saída em direção a Martigny (20km – 30 minutos) para visitar a destilaria Morand, familiar,  onde quatro gerações se sucederam desde 1889. São conhecidas pelas suas excelentes bebidas espirituosas e xaropes, incluindo as famosas águas destiladas e licores. À Tarde, almoço e saída em direção a Bex (66km – 1h) para visita às minas de sal (2 horas), a bordo do trem dos mineiros para uma viagem inesquecível das galerias e salas escavadas à mão, bem como as diversas técnicas de extração do sal usado nas queijarias, em uma visita guiada.

Final de tarde, tempo livre para apreciar a encantadora pequena cidade de Gruyères, seu castelo e cidade medieval.

Descida das alpages

Dia 7: domingo, 29/9/2024 (B/L/D)

Dia festivo em autonomia: descida das montanhas de Charmey, com as vacas coroas de flores.

Gruyère AOP e Vacherin AOP

Dia 8: segunda, 30/9/2024 (B/L/D)

Partida para Mézières (25km – 30 min) para visita à queijaria Mézières que faz gruyère DOP e vacherin fribourgeois DOP.  Continuação em direção a Zurique (200km – 2h45) para check-in no aeroporto previsto para as 19h30.

22h40: Voo direto de Zurique para São Paulo, Brasil, chegada previstas às 5h25 (horário local), no aeroporto de São Paulo. 

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters